Sobre a gratidão e a sua importância

 







Com o ano letivo prestes a terminar, a palavra de ordem é gratidão. Gratidão sobretudo pelos momentos de intensa felicidade e de entusiasmo (co)criados e partilhados, pelas aprendizagens e pelas descobertas e pelas (incontáveis) gargalhadas.

Agora que estamos prestes a despedir-nos deste ano letivo e a mente se entusiasma com o potencial do novo ano letivo que se avizinha em setembro, parece-me apropriado agradecer. Às famílias que nos confiam as suas/nossas crianças. Às crianças, que todos os dias nos conectam com o momento presente e, na sua genuína sabedoria, nos recordam o que é realmente importante: uma pequena (grande) conquista - “Já consigo desenhar corações!”, uma demonstração de amor quando uns bracinhos pequenos nos envolvem num sentido abraço ou a tristeza (aparentemente) inultrapassável de um brinquedo perdido/partido. Às/Aos colaboradores/as, que dão o seu melhor e constroem, com as crianças, um mundo de genuína magia.

A neurociência explica que a felicidade se encontra diretamente relacionada com a gratidão: quando sentimos gratidão, o sistema de recompensa do cérebro é ativado, desencadeando uma sensação de bem-estar. Sempre que sentimos e expressamos gratidão, o nosso cérebro reage e liberta dopamina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, de prazer e de boa disposição. Podemos dizer que quanto maior a nossa gratidão, maior satisfação e felicidade vamos sentir.

Vale a pena pensar nisto, não te parece? Pega em papel e caneta e escreve o que te faz sentir gratidão… Partilha a tua experiência com as outras pessoas, vamos criar uma onda de gratidão!

#gratidão #educaaçãoemocionalcaminhoparaafelicidade #EnsinoCASCI #CASCI #inteligência emocional

 

Manuela Vieira Teixeira

Psicóloga/Diretora do Departamento de Ensino

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Será fácil cuidar?

Estimulação Multissensorial com os idosos

Quer trabalhar no CASCI?