Estimulação Multissensorial com os idosos

 


 

A Estimulação Multissensorial visa trabalhar ativamente os 5 sentidos primários (olfato, tato, audição, visão e paladar) e os sistemas vestibular e propriocetivo. 

Através do sistema visual é possível interpretar imagens, luzes e desta forma conhecermos o mundo em que vivemos. 

Com o sistema auditivo conseguimos o reconhecimento de sons emitidos pelo meio ambiente onde estamos inseridos. 

O sistema olfativo permite sentirmos os cheiros e termos reações relacionadas com os mesmos. 

Com o sistema gustativo conseguimos sentir as substâncias que são colocadas na língua e reconhecer os diferentes sabores. 

O tato é responsável pela perceção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. 

O sistema vestibular é responsável pela manutenção do equilíbrio.

Por último temos o sistema propriocetivo que permite perceber a localização, posição e orientação do corpo no espaço em relação ao mundo. 

A população idosa beneficia muito com este tipo exercícios, promovendo o relaxamento, o desenvolvimento de competências cognitivas, comunicativas, sociais e melhorando a sua qualidade de vida e bem-estar. 

Nas respostas sociais de Centro de Dia ou nas Estruturas Residenciais para pessoas Idosas poderemos ter uma panóplia de atividades de Estimulação Multissensorial. 

A criação de uma pequena Mala de Estimulação dentro da resposta social com atividades para estimular cada um dos sentidos, poderá ser uma mais-valia para o auxílio do técnico que as aplique e desta forma permitir uma intervenção Individual, em grupo ou no domicílio. 

Seguem alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas com pequenas ferramentas sensoriais: 

-Lâmpadas de diferentes intensidades de luzes e cores, a projeção de imagens, a utilização de fotos ou imagens ligadas à vida do/a idoso/a; 

-Leitura de contos sensoriais, audição de diversos sons e efeitos sonoros ou de músicas da sua época e sons de relaxamento; 

- Experiências com diferentes odores e aromas; 

- Experiências gustativas comparando dois sabores azedos/doce, salgado/doce entre outros. 

-Tocar em diferentes texturas, superfícies (lisas, ásperas, macias...) ou variação de temperaturas (quente/frio). 

Antes da aplicação destas atividades é muito importante realizar uma entrevista com o/a idoso/a para fazer uma recolha minuciosa sobre os seus gostos e as suas vivências. Essa informação deve ficar arquivada junto ao seu processo para que, os exercícios de estimulação multissensorial possam ser aplicados e adaptados ao longo do tempo.

 

“Cuidar dos nossos idosos é preservar a nossa história”

(autor desconhecido)

 

Por Paula Seabra
Educadora Social


 

 

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