Educação emocional – caminho para a felicidade


Desenvolver a inteligência emocional na infância é fundamental, uma vez que é nessa fase que se inicia a construção do entendimento e da forma de lidar com as situações que surgem ao longo de toda a vida. De acordo com Daniel Goleman, psicólogo e autor do célebre livro “Inteligência emocional”, entre 70 a 80% do sucesso na fase adulta pode ser atribuído à inteligência emocional.

O desenvolvimento emocional das crianças permite que tenham consciência das emoções e que comecem a geri-las. Pergunta-se, certamente, como pode, enquanto mãe/pai, ajudar a sua criança a desenvolver competências emocionais?
Há algumas estratégias básicas e fáceis de implementar, que pode adotar e adaptar à faixa etária e capacidades evidenciadas pela sua criança:
Identificar emoções
Pode fazer diferentes expressões frente a um espelho com a sua criança e falar sobre o que podem significar ou pedir-lhe que tenha atenção às expressões faciais das personagens das suas histórias favoritas.
Associar emoções a sinais corporais/manifestações específicas de cada emoção
Quando reparar que a sua criança está triste/zangada/alegre, ajude-a a identificar os sinais corporais e as manifestações específicas de cada emoção – no caso do medo, por exemplo, mãos a tremer, coração a bater depressa, vontade de fugir.
Apresentar situações do dia-a-dia
Questione a sua criança relativamente ao que faria perante uma situação que poderá ocorrer, como por exemplo “Um amigo teu tira-te o teu brinquedo favorito”, “O cão morreu” ou “Chateias-te com uma amiga na escola”.
As vantagens da gestão emocional são diversas, designadamente, entre outras: desenvolvimento da autoestima, autoconfiança e empatia; gestão assertiva dos desafios do quotidiano e promoção do bem-estar pessoal e social.
É fundamental lembrar que as crianças observam e modelam o comportamento das pessoas adultas com as quais se relacionam, motivo pelo qual quanto melhor gerir as suas emoções, melhor referência será para a sua criança.

Por Manuela Vieira Teixeira
Psicóloga, Diretora Qualidade/Gestão de Pessoas e Competências (CASCI)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Será fácil cuidar?

É possível doar muito sem criar obrigações

Bom ambiente no trabalho e produtividade