As emoções – O caso especial da Raiva
Raro é o dia em que, no nosso contexto de sala de Pré-Escolar,
não surjam situações de conflito entre as nossas crianças! Seja pela partilha
de um brinquedo, por opiniões divergentes no grupo… E nós, pessoas adultas?
Qual o nosso papel nestes momentos de tensão que muitas vezes deixam
transparecer a Raiva? Será que é juntarmo-nos a este conflito e aumentar mais
esse momento? Se está a acenar Não com a cabeça, acertou…
Podemos e devemos:
- Permitir que a criança exteriorize a emoção desde que de
uma forma adaptativa, sem que se magoe ou às outras crianças/pessoas;
- Dar-lhe tempo e estratégias (correr, saltar, …) para
gastar a energia que sente nesse momento de particular tensão;
- Incentivar a criança a expressar o que motivou a sua
emoção, mas apenas depois de a criança ter sido capaz de se autorregular;
- Abraçar a criança, se ela nos permitir, e evitar sair de
perto dela, para que ela perceba que todas as emoções, mesmo as que nos
assustam e que são muito intensas, podem ser vividas e são importantes.
E, sim, é fundamental que a pessoa adulta se mantenha
tranquila. E, muitas vezes, essa é parte mais desafiante, não é?!
#educaçãoemocionalcaminhoparaafelicidade #EnsinoCASCI #autorregulação
#inteligênciaemocional #CASCI
Maria João Rocha
Educadora de Infância e Diretora Pedagógica
Comentários
Enviar um comentário