A relação “Deficiência/Incapacidade e a Formação Base”
Será difícil para um/a formando/a que não saiba
ler nem escrever, entender e cumprir os objetivos dos 4 Módulos que integram a
Formação Base e consequentemente realizar as respetivas atividades propostas?
Aquilo que é pensado e posteriormente realizado
para os percursos formativos, nomeadamente nas sessões da Formação Base, é uma
permanente (re)atualização/adaptação aos contextos em mudança, como resultado
da heterogeneidade/diversidade existente
dentro dos grupos de formandos/as.
A Formação Base assenta em 4 áreas nucleares,
chamadas de Módulos ou Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), consideradas
todas elas necessárias para a formação da pessoa no mundo/sociedade atual. As
áreas são: Linguagem e Comunicação (LC); Cidadania e Empregabilidade (CE);
Matemática para a Vida (MV) e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
A área de Linguagem e Comunicação (LC) é uma
área de competência que deve ser considerada importante no desenvolvimento do
indivíduo e na sua inserção na sociedade, dada a importância da compreensão, produção
e interpretação de informação na vida quotidiana.
Nos tempos que vivemos, as pessoas “vestem”
tecnologia e vivemos na Sociedade da Informação; a Informática através do
computador, e os meios de comunicação através do telemóvel e da Internet, sendo
importante aprender a operar os diversos equipamentos tecnológicos (por exemplo:
telemóvel, máquina de lavar, computador, etc.), organizar informação e
assegurar o seu armazenamento em suportes eletrónicos, processar e/ou editar
texto no computador, são competências desenvolvidas na área de Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC).
Em Matemática para a Vida (MV), são abordados
conteúdos como por exemplo: interpretar informação, resultados e apresentar
conclusões (ex.: tabelas, gráficos, unidades de medida, etc.), realizar cálculos
(ex.: percentagens) e, interpretar o espaço físico, enquadrando-o num modelo
matemático (ex.: perímetros e áreas), conhecimentos importantes para a gestão
da vida quotidiana.
A área de Cidadania e Empregabilidade (CE)
abrange as áreas LC, MV e TIC. Trabalhar em Grupo, Adaptabilidade e
Flexibilidade, Educação/Formação ao longo da vida e Relacionamento Interpessoal, são competências a desenvolver
transversais às áreas da Formação Base. Estas são dinamizadas através de Temas
de Vida como por exemplo: Saúde, Consumo, Paz e Democracia, Ambiente,
Multiculturalismo, Igualdade de oportunidades, Atividades económicas, Lazer e
Tempo Livre, etc.
No
entanto, as atividades apresentadas para os 4 módulos devem ser consideradas
como aquilo que é possível fazer e não como aquilo que tem de ser feito. Por
essa razão, indicam-se, quando possível outras atividades, (sem alterar conteúdos),
sempre com o cuidado de tornar o processo flexível e criativo.
Assim sendo, com o carácter dinâmico destas
áreas/princípios orientadores da Formação Base criamos condições para oferecer
a todos/as os/as formandos/as uma igualdade de oportunidades perante a formação.
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura) acentuou
a importância dos quatro pilares da educação ao longo da vida: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver em comum e aprender a ser, via essencial que
integra as três precedentes.
Nas sessões dinamizadas tentamos ir ao encontro
destes 4 pressupostos utilizando as vivências/experiências e contextos de vida
trazidos por cada formando/a.
É necessário salientar que todo ser humano aprende
independentemente da sua capacidade cognitiva.
Patrícia
Teixeira
Formadora
Centro Reabilitação Profissional
Comentários
Enviar um comentário