O dia 14 de fevereiro

 


O dia 14 de fevereiro aproxima-se, sendo esta a data mais romântica do ano. A celebração deste dia implica, muitas vezes, não só um conjunto de atividades a dois, mas também o tão aguardado jantar romântico. O dia dos namorados não deverá ser encarado apenas como um dia dedicado aos namorados, mas também como uma forma de celebração da amizade. Este ano com a situação pandémica atual essa celebração de amizade ainda deverá estar mais patente em pequenos gestos que podem ter um grande significado.

Nesta perspetiva importa saber que alguns alimentos têm o poder de atuar no sistema nervoso central, aumentar a circulação sanguínea e a produção de hormonas sexuais, promovendo sensações de bem-estar e de afeto, seja pelo nosso parceiro ou por uma grande amizade. O cérebro poderá assim representar o principal centro de processamento destas emoções que estão intimamente relacionadas com a maior produção de neurotransmissores (fenilalanina e a dopamina). Assim sendo, recomendamos que neste dia tão especial possam aproveitar os benefícios de alguns alimentos que aqui sugerimos e tornar a mesa tão mais criativa quanto a coloração que eles apresentam.

Alimentos como o tomate, as sementes de sésamo, o figo, a papaia, a banana, o cacau, a canela, o abacate, o mel, os cogumelos, os espinafres, o gengibre apresentam inúmeras substâncias bioativas que interferem com os já referidos neurotransmissores, os quais podem representar uma ótima solução para a composição das receitas deste dia de comemoração. Utilize estes alimentos para, em pleno confinamento, aumentar o bom humor e a sensação de realização mútua. Uma última sugestão é experimentar os biscoitos de sementes de linhaça, produzidos na nossa Quinta Inclusiva, ricos em substâncias com os referidos benefícios.

 

Ivo Ferreira, Nutricionista


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Será fácil cuidar?

Estimulação Multissensorial com os idosos

Quer trabalhar no CASCI?