Um Natal um pouco Menos Asséptico

 



 Neste Natal como em todo este ano, o isolamento e a solidão andam de mãos dadas com as palavras quarentena e profiláctica, tornando quase asséptica uma época que pode comportar tudo, menos isso mesmo. Estas palavras e sentimentos vieram substituir os tradicionais afectos e reencontros, que para muitas pessoas eram o culminar do ano, que davam sentido a todo o esforço.

 Nesta época festiva, as famílias tinham a oportunidade de se reencontrarem e partilharem memórias, tradições familiares e consolidarem o amor entre si, algo que este ano se tem demonstrado impossível. Este ano o Centro Comunitário depara-se com um grande aumento do isolamento, em especial nas nossas pessoas idosas.  Através da oficina Vida Activa, todos os dias nos deslocamos junto dos/as mais frágeis e isolados/as para garantir, nem que seja por uns minutos, que essa solidão seja substituída por afecto e ternura.

No dia 23 de Dezembro estaremos na rua para desejar aos/às nossos/as idosos/as um Feliz Natal, com menos abraços mas com o mesmo afecto de sempre.

 

João Pedro Alves

Psicólogo

Diretor Departamento Ação Social

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estimulação Multissensorial com os idosos

Educação emocional – caminho para a felicidade

Bom ambiente no trabalho e produtividade