BRINCAR é…

 


Brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, principalmente para crianças mais novas. A brincadeira propícia diversão, prazer, potencia a exploração e a construção do conhecimento.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, organiza as suas emoções. É importante garantir que o brincar aconteça em vários momentos do dia a dia da criança e que ela seja sempre protagonista da brincadeira.

O principal objetivo da brincadeira é explorar. Para uma criança, tudo é experienciar, até jogar e brincar com o prato de comida. A brincadeira é um espaço para explorar sentimentos e valores, assim como para desenvolver as suas habilidades.

Através do brincar a criança explora, seleciona, coleciona e constrói conforme a sua vontade e/ou através de observações de experiências anteriores. Assim, ela aprende a elaborar  as suas reflexões, estratégias, independência e criatividade, permitindo que aumente a sua experiência e do grupo na qual está inserida. A criança desenvolve a capacidade de gerir conflitos, de ultrapassar obstáculos, promovendo a sua auto estima e auto confiança.

Através do brincar e a partir do sentimento que aflora em cada brincadeira, a criança faz a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, recria, repensa, imita, desenvolvendo, além de aspetos físicos e motores, aspetos cognitivos, bem como valores sociais e morais.

A Creche/Jardim de Infância assume um importante papel na valorização e na educação da criança ajudando-a a formar um apropriado conceito do mundo, em que a afetividade é acolhida, a sociabilidade vivenciada, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados.

 

      “Privar uma criança de brincar é privá-la do prazer de viver.”

                                                                                     

                                                         Deixem as crianças brincar…


Por Ana Dias
Centro de Infância de Barra

                                                                  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Será fácil cuidar?

Estimulação Multissensorial com os idosos

Quer trabalhar no CASCI?