O beijinho de boa noite


Mais uma manhã de novembro, cinzenta, tristonha, chuvosa, agenda preenchida, à hora marcada encontramo-nos para mais uma sessão de fisioterapia. Não imaginaria eu que ficaria na minha memória para todo o sempre.
Iniciamos o plano de intervenção para aquele dia, exercícios de treino da mobilidade, fortalecimento muscular, alongamentos, estratégias para prevenir a perda de funcionalidade associada ao envelhecimento.
A conversa, foi ocorrendo com os exercícios, típica de fisioterapeuta para perceber se o utente está bem nas diferentes áreas de vida, quando conversamos acerca da família, partilhou que ia a casa da filha sempre que era convidado, que não ficava triste quando esta não o podia visitar, percebe a vida e a correria dos dias. Inesperadamente, partilhou: “Mas terapeuta, eu gosto muito de aqui estar”, passando a enumerar cada aspecto que o leva a gostar de estar connosco. Mas um pormenor da conversa, chamou a minha atenção, “oh, terapeuta, o que eu gosto mais é do beijinho de boa noite que as colaboradoras me dão quando vou dormir!”.
No imediato lembrei o beijinho da boa noite da minha mãe, quando me aconchegava para dormir, a minha memória remeteu-me para a infância, a família, para a segurança. E questionei qual o impacto gerado por um beijinho de boa noite numa pessoa distante da sua casa, do seu contexto, da sua família, do seu amor, com dificuldades físicas e alterações de saúde associadas à idade, que muitas vezes geram desânimo e falta de vontade de viver?!
A vida é feita de pormenores que provocam grandes impactos, um beijinho de boa noite das colaboradoras, gerou um equilíbrio emocional e alegria de viver, em alguém que já tinha desistido.
Na sua gratidão, o nosso sénior retribui diariamente com a sua amabilidade e delicadeza de trato com as colaboradoras, aumentando a motivação para o trabalhado que é repetitivo e desgastante.
É preciso dar para podermos receber, com a certeza de que recebemos sempre mais do que damos, um beijinho de boa noite…

Por Sara Leite
Fisioterapeuta 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Será fácil cuidar?

Estimulação Multissensorial com os idosos

Quer trabalhar no CASCI?