Inteligência emocional e o sucesso na vida
Um grande número
de famílias acredita ainda que o sucesso académico é garantido pela aquisição
de competências de natureza cognitiva – aprender a ler e a escrever, a realizar
operações matemáticas, é aí que reside o segredo do sucesso pessoal e profissional.
Contudo, diversos estudos têm vindo a demonstrar que o sucesso na vida,
fortemente associado também ao bem-estar pessoal e à felicidade, é determinado
por competências associadas à inteligência emocional.
Ciente da importância
da educação emocional na promoção da literacia das emoções e no desenvolvimento
de competências fulcrais para o sucesso e para a felicidade, o CASCI
implementou, no ano letivo de 2020/2021 o Programa Educação Emocional – Caminho
para a felicidade, direcionado a todas as crianças de Creche e Pré-Escolar.
Este programa é
implementado pela equipa docente e não docente através do desenvolvimento de
atividades direcionadas à exploração de emoções pelas crianças, no sentido de
estimular o reconhecimento das emoções, em si próprias e nas outras pessoas, e
promover a sua capacidade de as nomear, criando-se desta forma uma base sólida
sobre a qual poderá dar-se continuidade ao desenvolvimento da inteligência
emocional.
No âmbito do Programa
Educação emocional – Caminho para a Felicidade são ainda dinamizados Workshops
sobre a temática para as famílias das nossas crianças, facultando às famílias
estratégias para que possam dar continuidade, em casa, ao trabalho desenvolvido
no contexto escolar.
Por fim, o
CASCI desenvolve formação interna direcionada a colaboradores/as no âmbito da
educação emocional, apostando fortemente no desenvolvimento de competências de
inteligência emocional também nos/as profissionais que trabalham diretamente
com as crianças.
A
inteligência emocional traduz-se em inúmeras vantagens: crianças capazes de
autorregular as suas emoções tendem a conseguir concentrar-se com maior
facilidade, a (auto)motivar-se no desempenho de uma tarefa, a gerir mais
eficazmente o stress e a gerir os conflitos de uma forma positiva.
Manuela Vieira Teixeira
Psicóloga
Diretora do Departamento de Ensino
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