Quando ligar SNS 24 ou INEM?
A linha SNS 24 é responsável por avaliar e orientar as cidadãs e os cidadãos perante um problema de saúde não emergente. Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequados.
Já o INEM é responsável por garantir a prestação de cuidados de
emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita, desde o local da
ocorrência até à unidade de saúde. Através do número europeu de emergência –
112, o INEM dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações
de emergência médica.
No entanto, apesar de se tratarem de entidades diferentes,
complementam-se e articulam entre si. A atividade do SNS 24 articula-se
diariamente com a do INEM, e vice-versa. Existindo, por isso, a possibilidade
de transferência de chamadas entres as duas entidades no decorrer da atividade
dos serviços.
Por este motivo, deve ligar
112, apenas perante uma situação grave ou de risco de vida (ex:
desmaio, suspeita de AVC, dificuldade em respirar, acidentes com feridos, dor
no peito, hemorragias abundantes ou incontroláveis, etc). Caso exista a
necessidade de contactar o INEM, deve conseguir descrever a situação e a
localização onde se encontra, responder a todas as questões que lhe são
colocadas e desligar a chamada apenas quando receber indicação por parte do/a
operador/a.
No que se refere a linha SNS
24 (808 24 24 24), devemos
ligar quando estamos perante um problema de saúde não emergente. Sendo
que a linha SNS 24 é responsável por avaliar e orientar as cidadãs e os
cidadãos em situação de doença aguda (ex: dor ligeira a moderada, tosse, febre, vómitos, diarreia, alteração da tensão arterial, comichão ou
alterações da pele, entre outras situações).
Quando houver necessidade de contactar o 808 24 24 24, deve ter o
número de utente, o nome completo e data de nascimento do/a utente. Caso não
seja o/a próprio/a a contactar, esteja junto do/a utente no momento da chamada.
Para além de realizar a triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença
aguda não emergente, a linha SNS 24 dispõe ainda de: aconselhamento acerca de
medicação não sujeita a receita médica, informações clínicas e de saúde
pública, aconselhamento psicológico para utentes e profissionais de saúde,
referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC associada aos
auto testes e testes rápidos.
Recentemente existe também a possibilidade de contatar o SNS24 para
obtenção de informação administrativa e informativa, como por exemplo:
➔
Marcação de
consultas nos cuidados de saúde primários;
➔
Apoio à navegação
ao Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão;
➔
Informar sobre a
dádiva de sangue e transplantação;
➔
Informar sobre
saúde oral (exemplo: Cheque dentista);
➔
Pesquisa de
prestadores de medicina dentária nos cuidados de saúde primários;
➔
Pedido de Isenção
de taxas moderadoras por insuficiência económica;
➔
Ativação do vale
cirurgia.
É extremamente importante uma boa utilização das linhas telefónicas por
parte dos/as utentes, pois o uso inadequado pode atrasar respostas críticas no
tempo e ocupar recursos de forma errada. Por isso, é essencial perceber o
propósito das duas linhas telefónicas e em que situações as deve utilizar.
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Soraia Henriques
Enfermeira
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