Famílias e Pré-Escolar – uma parceria fundamental
O que é educação?
Educação tem
diferentes significados, entre os quais a transmissão de hábitos, valores e
tradições às gerações mais jovens.
A educação
pré-escolar constitui-se como a primeira etapa da educação básica no processo
de educação ao longo da vida e complementa a ação educativa da família,
favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança com vista à
sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre, solidário e participativo.
Tendo em
conta que mães/pais /famílias e estabelecimentos de ensino pré-escolar
contribuem para a educação das crianças, é fundamental que exista uma relação
de profunda cooperação entre ambos.
O que é educar? As mães/Os pais são educadoras/es?
Educar é
acompanhar e influenciar, de alguma forma, o desenvolvimento da aprendizagem,
das capacidades físicas e intelectuais. Há autores entendem que toda a atuação
familiar é educativa e para ilustrar esta ideia, podemos referir a reação de
mães/ pais ao comportamento das/os filhas/os. A forma como as mães/os pais
reagem, ou não, ensina à criança as consequências do seu comportamento, mesmo
quando não é essa a intenção. As mães/Os pais têm uma importância incontornável
na educação das suas crianças, pois são responsáveis por legitimar ou rejeitar comportamentos,
conhecimentos e valores adquiridos pelas crianças no seu processo de
aprendizagem. Exercem, portanto, uma importante mediação na relação da criança
com o mundo. Mães/Pais que falam, educam para a discussão. Educar para o
diálogo pressupõe que as mães/os pais tenham uma boa relação estabelecida com o
objeto de discussão ou, quando isso não acontece, tenham coragem para ser
sinceras/os e expressar limites e incapacidades.
Assim, também acontece com relação à educação formal, a participação das/os
mães/pais depende, em primeiro lugar, da relação que têm com o conhecimento. Mães/Pais
que valorizam a formação científica e cultural tendem a influenciar
positivamente a relação estabelecida entre as/os filhas/os e o processo de
aprendizagem. A participação ativa no processo educacional confirma esse
interesse. Quando as mães/os pais se aproximam dos conteúdos aprendidos na
escola e demonstram interesse, essa atitude reflete-se diretamente no comportamento
das/os filhas/os.
A
investigação comprova as vantagens do envolvimento entre a família e a escola,
designadamente a promoção de um clima global positivo, a facilitação da
cooperação entre as crianças, o aumento da autoestima das crianças, assim como
melhorias no comportamento e no cumprimento de regras. Esta parceria é,
portanto, facilitadora da aprendizagem e de um desenvolvimento saudável e
feliz.
No CASCI, as
equipas do Ensino desenvolvem a sua intervenção com profundo sentido de ética e
empenho, inspiradas pela autenticidade e pela intencionalidade das crianças,
crentes de que contribuem de forma significativa para que as crianças cresçam
felizes, saudáveis e capazes de continuar a trilhar caminho além das fronteiras
do pré-escolar. Para que continuemos a fazer a diferença com o nosso trabalho,
o seu apoio e a sua colaboração, que é mãe/pai, é fundamental. Contamos
consigo!
Ana Dias
Educadora de
Infância – Centro de Infância de Ílhavo (Pré-Escolar)
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