A Deficiência e Incapacidade e o meio laboral





Apesar das melhorias a que se tem vindo a assistir, o emprego de pessoas com deficiência em Portugal ainda está muito longe de ser representativo.

Segundo o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), entre 2009 e 2018, verificou-se um aumento de 142% no número de colocações de pessoas com deficiência, passando de 646 em 2009 para 1564 em 2018.
O número de trabalhadores/as com deficiência também tem crescido ligeiramente, com especial destaque para o verificado no setor público, onde entre 2012 e 2018 o número cresceu 43%, representando, nesse ano 2,58% do total de trabalhadores da Administração Pública, permanecendo, no entanto, abaixo da quota de 5% estipulada em 2001 para este setor. Já no setor privado entre 2012 e 2017 o crescimento foi de cerca de 48% nas empresas com mais de 10 trabalhadores/as, representando contudo, em 2017, 0,52% dos seus recursos humanos.

VANTAGENS DE CONTRATAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Atualmente existem diversas medidas de apoio à contratação e emprego de pessoas com deficiência para as entidades empregadoras nomeadamente ao nível da comparticipação nas suas remunerações e encargos correlacionados e de ajudas de custo para a adaptação de equipamentos/ postos de trabalho, podendo as mesmas ser consultadas no site do IEFP.
Além dos incentivos financeiros, muitos outros ganhos poderão ser elencados para as entidades empregadoras, como sejam o reforço da sua responsabilidade social na eliminação de estereótipos associados à deficiência e a promoção de ambiente de maior entreajuda e camaradagem no local de trabalho.
O CASCI, ao empregar atualmente 42 pessoas ao abrigo da medida de apoio ao emprego de pessoas com deficiência, testemunha diariamente  a importância que o emprego representa na inclusão social destas pessoas e na construção de uma sociedade mais tolerante para com as diferenças individuais.

Por Joana Madureira
Diretora Técnica do Centro de Reabilitação Profissional

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Será fácil cuidar?

Estimulação Multissensorial com os idosos

Quer trabalhar no CASCI?