Então, o que fizeste hoje na escolinha?
“Então, o que fizeste hoje na escolinha?”
“Brinquei!”
Quantas vezes, no fim do dia, ao questionarem os vossos
filhos como correu o seu dia ouvem esta resposta? Imensas vezes e ainda bem…. mas,
ocasionalmente, ao ouvirem esta resposta cria-se um sentimento de desilusão,
por acharem que o dia dos seus filhos não foi assim tão produtivo em atividades
enriquecedoras de currículo. Por vezes os pais não têm noção do valor da
brincadeira para o seu filho, desvalorizando este comportamento supondo que
este seja apenas um entretenimento sem qualquer importância. No entanto brincar é uma oportunidade de promover o desenvolvimento da
criança. Através do brincar aprende, experimenta o mundo, possibilidades,
relações sociais, constrói a sua autonomia de ação, organiza emoções,
organiza-se e aprende ser.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, saltar, aprende a ganhar e a perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como: compartilhar, cooperar, liderar, competir, obedecer às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar os seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, saltar, aprende a ganhar e a perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como: compartilhar, cooperar, liderar, competir, obedecer às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar os seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
Afinal falamos de um Direito da
Criança, BRINCAR como nós brincámos na nossa infância!
Boas brincadeiras!!
Por
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